Curso de Direitos Humanos para Lideranças Comunitárias abordará Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência

Módulo III da formação, promovida pela GAJOP, acontece de hoje (14) a domingo (16), e reunirá cerca de 100 lideranças comunitárias do  Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

O GAJOP – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares realizará, nos próximos dias 14,15 e 16 de setembro, o Módulo III do Curso de Direitos Humanos para Lideranças e Representantes de Organizações Comunitárias. O tema deste terceiro módulo é o Eixo “Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência” e sua relação com o Plano Nacional de Direitos Humanos – PNDH3.

Com estimativa de reunir cerca de 100 lideranças comunitárias do Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, o encontro irá ocorrer no Convento das Irmãs Dorotéias, em Olinda. A abordagem sobre os temas visa debater com os movimentos populares os significados da luta por uma política nacional de segurança pública, especialmente no momento em que a sociedade civil está sendo convocada para as conferências de segurança pública.

A metodologia deste módulo abrange roda de diálogos, palestras, mesas redondas, grupos de estudos, plenária e está voltada para colocar em debate a abrangência da violência urbana e suas relações com a segurança cidadã e o acesso à justiça social no Brasil. As discussões serão abordadas a partir dos recortes e estabelecendo relações de classe, étnicas, raciais, gênero e juventude.

Dentre os destaques da programação, estão a Roda Viva, que acontece na manhã do sábado (15/09). Intitulada de “Diálogo sobre Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência”, este momento contará com a presença dos expositores: Edna Jatobá (Projeto Urbal), Ronaldo Sales (UFCG) e Raquel Lasalvia (FOPECOM). Já no domingo (16/09), haverá a Roda de Diálogo “Dialogando com Experiências: explicitando seus desafios” a participação dos debatedores: Jaqueline Soares (CONJUVE), Márcio Soares (ONG Auçuba – Comunicação e Educação) e Verônica Ferreira (SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia).

O Curso de Direitos Humanos para Lideranças e Representantes de Organizações Comunitárias, cujos módulos estão ocorrendo desde maio deste ano, integra o Projeto de Capacitação de Representantes de Organizações Comunitárias para Ampliação da Participação na Definição de Políticas Públicas conforme diretrizes e metas da Educação Não-formal constantes no Plano Nacional de Educação para os Direitos Humanos (PNEDH), desenvolvido pelo GAJOP, com apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.

SERVIÇO:
Módulo III do Curso de Direitos Humanos para Lideranças e Representantes de Organizações Comunitárias
Quando? 14, 15 e 16 de setembro de 2012.
Onde?  Convento das Irmãs Dorotéias, Ladeira da Sé, s/n, Olinda-PE.

Outras informações:
Mariana Moreira – assessora de imprensa do GAJOP
(81) 9699.7996

Fonte: GAJOP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: