Articulações Políticas Parcerias Notícias Campanha marca enfrentamento à violência sexual durante a Copa do Mundo de 2014

Com o objetivo de prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes durante as Copas das Confederações e do Mundo de 2013/14, será lançada, no dia 31 desse mês, a Campanha Aliança Nacional de Adolescentes Conectad@s por uma Copa sem Violência Sexual – Campanha ANA. A ação será executada em âmbito nacional, com foco nas cidades sedes dos jogos.

A proposta também visa fortalecer o protagonismo de adolescentes no enfrentamento à violência sexual, marcando papel deles como sujeitos ativos nesse processo. Mesmo representando uma parcela da população com alto índice de vulnerabilidade ao problema, principalmente num contexto de grandes eventos, a Campanha quer reforçar a grande capacidade de mobilização desse público, dando enfoque as suas demandas.

Para isso, a Campanha se concentrará em duas ações principais: a primeira é a mobilização e animação da Campanha através das redes sociais, blog, chats temáticos e boletins de notícias, que articulará os adolescentes do todo o país. O nome da Campanha, ANA, batiza um personagem que movimentará as ações virtuais. Ela será uma adolescente de 12 anos, estudante de escola pública, moradora de São Lourenço da Mata (município onde está sendo construído o estádio que acontecerão os jogos da Copa em Pernambuco). Embora Ana não tenha computador em casa, vai se conectar por lan house, e partilhar observações, questionamentos e informações, interagindo com os adolescentes de todo o Brasil. E também como parte da “Campanha ANA”, será realizado o Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual – Campanha ANA, que vai acontecer nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Convenções, Olinda. O encontro será de âmbito nacional e discutirá sobre participação juvenil no enfrentamento à violência sexual.

Para a coordenadora geral da Campanha, Maria Luiza Duarte, eventos como a Copa atrai atenção de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, o que exige adoção de estratégia de proteção de crianças e adolescentes que se concretizem no âmbito da escola, da família e da comunidade por meio dos serviços que deverão ser incrementados e criados antes, durante e depois desses mega eventos. ‘’ A Campanha ANA reflete a violência sexual que atinge crianças e adolescentes todos os dias no Brasil e no mundo, mas com ludicidade, informação de qualidade, prevenção, autoproteção e experiências de mobilização e participação de adolescentes e jovens. O tema é difícil, mas necessário de ser abordado, uma vez que são estes grupos os mais vulneráveis às violações da sexualidade, particularmente o abuso e a exploração sexual’’, afirma Maria Luíza.

A “Campanha ANA”- Aliança Nacional de Adolescentes Conectad@s por uma Copa sem Violência Sexual é uma realização da Rede Ecpat Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Coletivo Mulher Vida; tem como parceiros a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Violes – Grupo de Pesquisa sobre Tráfico de Pessoas, Violência e Exploração Sexual de Mulheres, Crianças e Adolescentes da Universidade de Brasília (UnB).

SERVIÇO:

31/08/2012
– Lançamento virtual da “Campanha ANA” – Conectad@s por uma Copa sem Violência Sexual;
– Twittaço – #ConheçaANA; A partir das 10h
– Divulgação e compartilhamento de informação nas redes;

22 e 23/ 10
– Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual Campanha ANA

23/10
– Chat: Participação de adolescentes e autoproteção no enfrentamento a exploração sexual.

Links:
Twitter: @campanhaana
Facebook: Campanha Ana (perfil) / ANA – Aliança Nacional de Adolescentes (fanpage)
Blog: anamovimento.blogspot.com.br

Contato para entrevista:
Maria Luíza Duarte – Coordenadora da Campanha/ Ecpat Brasil/ Coletivo Mulher Vida – 81 8541-4761
Karina Figueiredo – Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – 61 82137179
Lídia Rodrigues – Assessora de Mobilização Campanha ANA – 85 88811541
Rodrigo Corrêa – Assessor de Mobilização Campanha ANA – 31 87367926

Mais informações
Assessoria de Imprensa:
Juliana Lins – 81 8562-5808/ 81 3431-1196

Fonte: Coletivo Mulher Vida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: